Buscar no site
Buscar no site

Quem somos

A Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia - CERTEL integra a Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs), juntamente com outras 14 cooperativas. A empresa atua em 47 municípios, distribuídos nos Vales do Taquari, Rio Pardo, Paranhana e Caí, e atende a mais de 46 mil associados/consumidores, beneficiando uma população de mais de 180 mil habitantes.

Desde a sua fundação, em 19 de fevereiro de 1956, a Certel vem contribuindo sistematicamente para o desenvolvimento sustentável da região, assentada em três pilares: econômico, social e ambiental.

Sempre ativa na vida da comunidade, a cooperativa implementa melhorias, incorpora novas tecnologias e investe no aperfeiçoamento de seu capital humano com a finalidade de prestar um serviço de qualidade aos seus associados.

A incorporação de redes de vários outros municípios deu-se na década de 70, quando a cooperativa iniciou sua consolidação como prestadora de serviços de distribuição de energia elétrica. A partir da década de 80, ocorreu a revisão de seus procedimentos gerenciais, tendo sido incorporadas novas tecnologias de gestão, a fim de alcançar melhores níveis de desempenho técnico, econômico e financeiro. A partir de 1990, juntamente com as demais cooperativas de eletrificação filiadas à Fecoergs, a Certel adotou o Planejamento Estratégico como ferramenta gerencial, assegurando um desempenho que a coloca no "ranking" entre as melhores distribuidoras de energia do País.

A diversificação de suas atividades teve início nos anos 70, quando, além da distribuição, operação e manutenção de redes de energia, investiu na instalação de lojas para comercialização de eletrodomésticos, móveis, material elétrico e de construção civil. Hoje, são 59 lojas distribuídas em várias regiões do Estado.

Em 1999, a cooperativa ampliou ainda mais o seu negócio aderindo ao ramo de telecomunicações, através do provedor Certelnet. Em 2003, com a criação do Voe, a conexão à internet passou a operar com rádio em banda larga.

Considerada uma prioridade para a cooperativa, a geração de energia elétrica consolidou-se em 2002 com a construção da Hidrelétrica Salto Forqueta, da Subestação de Canudos do Vale e das linhas de 69 kV que interligam Lajeado a Canudos do Vale, com 32,5 quilômetros de extensão, e Canudos do Vale até a hidrelétrica, com 29 quilômetros de linhas. Este empreendimento demandou recursos superiores a 15,5 milhões de reais.

O projeto de geração de energia continuou em outubro de 2005, com a inauguração da Hidrelétrica Boa Vista, uma obra de repotencialização da Usina Augustin, construída de 1947 a 1949. Juntas, as duas hidrelétricas geraram o equivalente a 8,2% de toda a energia distribuída pela Certel, beneficiando mais de 13 mil famílias.

Endereço da Matriz:
Rua Pastor Hasenack, 240
CEP 95.890-000
Teutônia - RS

  • Lista de casamento
  • Todo site em até 10x*
  • Troca garantida*

Cadastre-se para receber novidades

Formas de Pagamento

Cetificados